segunda-feira, 19 de novembro de 2007

O Perfil do Administrador

Mesmo que a vocação não seja o principal motivo para a escolha da carreira de administração, algumas características são fundamentais para o profissional da área.
- O administrador precisa ter visão sistemática da organização onde vai trabalhar. Deve apresentar condições de articular as suas diversas áreas, por meio da administração de pessoas e equipes, além de formular e implantar soluções. Precisa ainda de atitude ética e profissionalismo. - Destaca Rui Otávio Bernardes de Andrade, presidente do conselho regional de administração.
O iniciante tem três grandes possibilidades: Trabalhar em uma empresa, ser profissional liberal ou ainda ter o seu próprio negócio. Afirma Úrsula Wetzel, professora de relações do trabalho do Instituto coppead da Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ).

-Ser empreendedor dá autonomia, mas implica alguns riscos. Para quem busca segurança, a carreira corporativa é aconselhável, pelo menos num primeiro momento. Já o profissional liberal é mais técnico, mete a "mão na massa" e não quer lidar com situações gerenciais - explica Úrsula.

Segundo a pesquisa da USP apresentada pelo conselho, entre os administradores que se formaram antes de 1969, o cargo ocupado com mais frequencia era o de presidente (36,36%) . Já os formados após 2000 atuam, em sua maioria em cargos de gerente (22,95%) e analista (13,45%) .

O GLOBO - 16/11/2007

GISELLE CARDOSO PINHEIRO

Nenhum comentário: